A Secretaria Especial de Saúde Indígena, núcleo do Ministério da Saúde, informou nesta última terça-feira (31) que uma mulher indígena da etnia Kocama, de 20 anos, que atua como Agente Indígena de Saúde (AIS) em Santo Antônio do Içá, no Amazonas, testou positivo para o coronavírus.
Com isso, conforme a revista Fórum, o estado registrou o primeiro caso de contaminação por coronavírus entre indígenas no Brasil. A profissional teve contato com um médico foi diagnosticado com a doença após retornar de viagens aos estados de Santa Catarina e Paraná. A partir do dia 25 de março, o médico e todas as pessoas que tiveram contanto com ele, incluindo 12 pacientes indígenas e 15 integrantes da equipe de saúde, ficaram em isolamento domiciliar.
Até então, a jovem indígena foi a única pessoa do grupo a testar positivo para o vírus. A profissional está sem sintomas, mas continua em isolamento. Seus familiares também estão recebendo acompanhamento e em isolamento.
O município de Santo Antônio do Içá já soma quatro casos positivos para a Covid-19, entre eles o médico que contaminou a indígena. O profissional descarta a possibilidade de ter sido infectado em Santo Antônio do Içá, que fica a 880 quilômetros de Manaus. A cidade tem ainda outros 54 casos suspeitos aguardando resultando e outros 50 já foram descartados.