sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Governo discute plano estratégico de Infraestrutura Hídrica e Saneamento
terça-feira 6 de agosto de 2019 às 08:03h

Governo discute plano estratégico de Infraestrutura Hídrica e Saneamento

NOTÍCIAS


Nesta segunda-feira (5), o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, (Sihs) Leonardo Góes, apresentou os principais projetos da Sihs na reunião do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – COINFRA-FIEB. O conselho funciona como um fórum de debates e coleta de informações, com temas como: infraestrutura urbana, suprimento de energia, água e saneamento e telecomunicações no Estado da Bahia.

Em sua apresentação, Góes falou do Plano Estadual de Segurança Hídrica – PESH-BA, que está sendo elaborado pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), e tem como objetivo principal garantir a segurança hídrica para os momentos conjunturais mais críticos, com sustentabilidade e equilíbrio ambiental. O PESH-BA terá abrangência em todo o Estado da Bahia com o foco principal de atuação nas áreas críticas e com comprometimento de seus recursos hídricos.

A elaboração do Plano de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Salvador, Santo Amaro e Saubara (PARMS), como importante ação do Estado, também foi destaque, pois abrange os maiores municípios do estado da Bahia dentre eles Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas. O objetivo geral é propor ações com viabilidade técnica, econômica e social, que garantam o fornecimento de água em quantidade e qualidade satisfatórias para as demandas dessa região, nos próximos 25 anos.

Outra prioridade da Sihs apresentada foi a elaboração do Plano de Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana de Salvador (PES – RMS), que está em fase final de contratação, e tem dentre seu escopo promover o gerenciamento das bacias de contribuição de esgoto, auxiliar na escolha de soluções tecnológicas apropriadas para a gestão de coleta, transporte, tratamento dos esgotos e destinação final dos efluentes tratados.

Góes também falou da necessidade de um novo marco legal nacional para a prestação dos serviços públicos de saneamento básico, neste sentindo, a Bahia saiu na frente ao implementar a Lei Complementar nº 48/2019, que foi sancionada pelo governador Rui Costa, em junho deste ano e criou no estado 19 microrregiões de saneamento.

“Compartilhar informações sobre o plano estratégico da Sihs e discutir temas relevantes com os representantes do segmento Industrial do estado, só fortalece o nosso setor e favorece a transparência e apoio na gestão, essa é a nossa intenção“, finalizou o secretário.

Veja também

Petrobras vai pagar R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quinta-feira o pagamento de R$ 20 bilhões em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!