O governo de São Paulo colocou o estado neste sábado (24) na segunda semana de chamada “fase de transição” do Plano São Paulo, a saída da etapa de medidas mais duras de restrição para a contenção da Covid-19. A medida, iniciada na última segunda-feira (19), permite o retorno de parte das atividades econômicas, esportivas e culturais.
Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, apresentou o plano de reabertura que inclui restaurantes, salões de beleza e barbearias, atividades culturais como museus, cinemas e teatros, além das academias e parques.
Conforme o planejamento, os setores do comércio e de serviços devem operar das 11h às 19h, com limite máximo de 25% da capacidade de ocupação e com “aplicação de protocolos rigorosos” de saúde.
Embora o governo tenha flexibilizado algumas medidas, o toque de recolher das 20h às 5h segue vigente, assim como o rodízio de carros na cidade de São Paulo.
Atividades administrativas não essenciais continuam em teletrabalho. O escalonamento de entrada e saída dos trabalhadores do comércio, serviços e indústrias também foi mantido.
As novas medidas devem durar até o dia 1º de maio. No dia 30 de abril, o governo pretende apresentar uma reclassificação do Plano São Paulo.
Nesta sexta-feira (23), o Governo de São Paulo afirmou ter registrado uma queda de 23,6% nas mortes por Covid-19 no estado, após oito semanas consecutivas de alta. Graças ao avanço da vacinação, às medidas restritivas do Plano SP e ao apoio da população, o nosso estado está colhendo resultados desse esforço coletivo”, declarou o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM).
Confira o que está liberado e as regras:
Atividades comerciais
Horário – 11h às 19h
Lotação máxima – 25%
Atividades religiosas
Atividades presenciais individuais e coletivas seguem liberadas
Restaurantes, rotisseries e similares
Horário – 11h às 19h
Lotação máxima – 25%
Drive Thru – 5h às 20h
Delivery – 24 horas
Padarias podem funcionar seguindo as regras de supermercado, proibido o consumo no local.
Salões de beleza, barbearias e similares
Horário – 11h às 19h
Lotação máxima – 25%
Academias
Horário – Podem funcionar durante 8 horas por dia no intervalo entre as 6h e as 19h
Lotação máxima – 25%
Parques estaduais e municipais
Horário – 6h às 18h
Lotação máxima – 25%