domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Governo da Venezuela pede que ONU intervenha no Brasil para controlar covid-19
quinta-feira 11 de março de 2021 às 18:44h

Governo da Venezuela pede que ONU intervenha no Brasil para controlar covid-19

MUNDO, NOTÍCIAS


A Venezuela reforçou nesta última quarta-feira (10) um pedido feito à Organização das Nações Unidas (ONU) para que o órgão intervenha no Brasil a fim de conter a crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus.

Em carta destinada ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, datada do dia 6 de março, o chanceler venezuelano Jorge Arreaza fala em uma “situação perigosa que ameaça toda nossa América do Sul” causada pelo avanço da covid-19 no Brasil que, segundo ele, é “consequência da negligência reiterada e criminal” do presidente Jair Bolsonaro.

“Há quatro dias ratificamos ao Secretário-Geral da ONU aquilo que alertamos nove meses atrás: a organização deve intervir para que o governo do Brasil controle a tragédia e, assim, proteja todo o continente sul americano”, disse o chanceler, fazendo menção a outra carta enviada pela Venezuela em junho de 2020.

À época, o embaixador venezuelano da ONU, Samuel Moncada, afirmou que Bolsonaro “colocou, intencionalmente, o Brasil em uma catástrofe humanitária com mais de 20% dos contágios do continente e mais de 10% no mundo. É o segundo país, abaixo dos Estados Unidos, com maior número de mortes”.

Nesta missiva, do último dia 6, também assinada pelo embaixador Moncada, o Ministério das Relações Exteriores venezuelano alertou para dados da covid-19 no Brasil, obtidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS): “na semana entre 22 e 29 de fevereiro, o país registrou a maior quantidade de falecidos desde o início da pandemia: 8.070”.

Veja também

Acidente entre ônibus e carreta deixa 21 mortos em Minas Gerais

Pelo menos 21 pessoas morreram em um grave acidente em que um ônibus com 45 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!