quinta-feira 21 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Governo da Venezuela é acusado de usar petróleo para fins políticos

Governo da Venezuela é acusado de usar petróleo para fins políticos

quinta-feira 17 de maio de 2018 às 05:17h

O governo da Venezuela esta sendo acusado pela imprensa internacional de utilizar o petróleo para fins políticos domésticos e internacionais, subsidiando bens e serviços em casa e cortando favores em toda a região com entregas de petróleo em termos generosos.

Segundo a imprensa, os acordos de fornecimento de petróleo da Venezuela ajudaram a suavizar a censura política internacional do governo de Maduro.

A Organização dos Estados Americanos (OEA), que inclui a maioria dos países do hemisfério ocidental, no ano passado tomou uma decisão para pressionar a Venezuela a realizar eleições livres, libertar prisioneiros políticos e declarar uma crise humanitária.

O esforço foi derrotado quando 12 países que receberam remessas regulares de petróleo da Venezuela nos últimos anos cerca de um terço dos membros da OEA se opuseram ou se recusaram a votar. Por fim, a OEA aprovou uma moção de urgência, pedindo eleições livres e justas.

A Venezuela evitou a condenação formal da OEA “graças ao apoio do bloco das nações caribenhas que há anos se beneficiam de seus programas subsidiados de petróleo e desenvolvimento”, disse Michael Fitzpatrick, subsecretário adjunto do Bureau de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA. em 30 de abril, durante uma palestra no Atlantic Council, um centro de estudos de política externa em Washington.

A maioria desses países são membros do pacto comercial Petrocaribe da Venezuela, lançado em 2005, que concedeu a 16 Estados do Caribe e da América Central suprimento de petróleo em condições favoráveis.

Veja também

A reação das Forças Armadas sobre o plano de assassinato de Lula, Alckmin e Moraes

A operação da Polícia Federal que prendeu quatro militares e um policial por arquitetarem um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!