O governo federal, através da Infra S.A, empresa pública federal dedicada a vinculada ao Ministério dos Transportes, emitiu ordem de serviço para a conclusão do Trecho II da Ferrovia de Integração Oeste Leste – Fiol II, que liga Caetité a Barreiras. A Fiol I, que liga Ilhéus a Caetité, é de responsabilidade da Bamin Mineração.
A ordem de serviço refere-se a elaboração dos projetos executivos de engenharia e execução dos serviços remanescentes para conclusão das obras de subtrechos, incluindo os últimos 140 quilômetros de extensão da Fiol II e a montagem de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco.
O investimento será de R$ 365,2 milhões e a previsão para conclusão é de 26 meses a partir da Ordem de Serviço, que foi assinada no último dia sete. A Tec Engenharia será a responsável pela execução.
O Secretário do Programa PPI da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, disse ao portal Bahia Econômica, que com o trecho II da Fiol já contratado e com a ligação Barreiras/Mara Rosa em Goiás, estará consolidada a ligação entre a Bahia e o Centro-Oeste.
“Isso consolida a Fiol, pois com com o trecho II construído e a ligação com a Fico – Ferrovia de Integração Centro-Oeste já em projeto nossa produção na região Oeste e a produção do Centro Oeste do Brasil poderá ser escoada pela Bahia”, disse o secretário.
Em relação à operação da Ferrovia, Cavalcanti afirmou que a ideia é fazer uma concessão geral que inclua a operação do trecho II da Fiol e a construção do trecho III, bem como a Fico I e II.