Bombeiros conseguiram impedir a propagação de um incêndio “monstruoso” no sudoeste da França, permitindo que as autoridades reabrissem um trecho da rodovia para o tráfego antes de um fim de semana movimentado.
“O fogo não avançou da noite para o dia graças aos meios significativos empregados”, disse o prefeito local em um tuíte neste sábado (13).
Reforços de toda a Europa ajudaram os bombeiros locais a combater o incêndio que tem devastado florestas na região de Gironde, na França, desde terça-feira, forçando 10 mil pessoas a deixarem suas casas. O fogo tem sido alimentado pelo vento e por temperaturas elevadas de até 40 graus Celsius nos últimos dias.
O sudoeste da França já havia sido atingido em julho por incêndios que destruíram mais de 20 mil hectares de floresta e forçaram quase 40 mil pessoas a deixar temporariamente suas casas.
Ondas de calor sucessivas têm provocado incêndios florestais em toda a Europa neste verão (no Hemisfério Norte), destacando os riscos das mudanças climáticas à indústria e aos meios de subsistência.