A Marinha do Exército Popular da China (PLAN) divulgou na última semana um vídeo mostrando um pouco da atividade com caças J-15, voando acima de um destroier da Marinha dos EUA.
Toda a ação ocorreu acima do Estreito de Taiwan, em meio ao atrito entre os dois países pelo território insular. A embarcação da classe Arleigh Burke da Marinha dos EUA estava patrulhando a região, enquanto os caças J-15 faziam várias manobras.
Na última semana as únicas embarcações militares que estiveram no Estreito foram duas: O destróier da classe Arleigh Burke USS Higgins (DDG-76) e a fragata HMCS Vancouver da classe Halifax da Marinha Real Canadense.
Alguns especialistas consideram que o sobrevoo dos caças J-15, realizado em águas internacionais, foi um aviso sobre a aproximação da embarcação norte-americana do porta-aviões Liaoning.
Assista ao vídeo abaixo:
#PLAN A J-15 take off from the CV-16 "Liaoning" carrier flew low over an #USNAVY Arleigh Burke-class destroyer to be a "Low Pass". The video and image provided by CCTV7 report proves this scene.@RupprechtDeino @RickJoe_PLA @CovertShores pic.twitter.com/tZTpktmWkm
— 冬夜雪域冰莲炎 (@SnowLotusFlame) September 26, 2022