O Governo do Estado, através da secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou conforme publicou o Bahia Notícias, que a gestão vai seguir a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e determinar a suspensão da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, com a Universidade de Oxford, para mulheres grávidas. O órgão regulatório divulgou uma nota técnica na noite desta segunda-feira (11), recomendando que o imunizante seja aplicado conforme indica a bula, que não prevê o uso em gestantes.
A medida ocorre após o Ministério da Saúde abrir investigação para analisar o caso de uma grávida que veio a óbito após tomar essa vacina no Rio de Janeiro. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, houve relatos de outro caso na Bahia, mas o Ministério da Saúde confirmou apenas o óbito da gestante no Rio.
A Sesab reforçou ao Bahia Notícias que até o momento nenhum caso foi registrado em território baiano, mas apontou a existência de rumores de registros na Bahia e em São Paulo, “sem qualquer confirmação”.
Ainda assim, a pasta vai seguir a orientação técnica da Anvisa. A assessoria de comunicação da secretaria disse que os municípios já estão sendo comunicados.
No caso de Salvador, por exemplo, em que gestantes estão habilitadas para receber a vacina hoje, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já havia informado que deveria aderir a orientação.
Anvisa manda suspender uso da vacina AstraZeneca após morte de gestante