A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) atua conforme Maurício Leiro e Francis Juliano, do Bahia Notícias, para acelerar o projeto de ampliação de um aeroporto situado em um resort de luxo em uma ilha de Una, cidade vizinha a Ilhéus, no Litoral Sul baiano. Em comunicado desta última segunda-feira (11), a pasta estadual informou que as empresas interessadas na licitação devem apresentar novos documentos em até oito dias úteis.
A concorrência deve escolher a companhia que fará o projeto para ampliar e reformar o aeroporto de Comandatuba, que serve principalmente ao fluxo do resort Transamérica. Segundo o diretor geral do hotel, Rodrigo Galvão, cerca de 90% dos passageiros do terminal tem como destino o resort.
No final de fevereiro de 2021, o aeródromo ganhou autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber voos comerciais, o que também determinava a mudança de classificação do local de privado para público.
Desde então, o aeroporto passou a ter voos da Azul e da Latam, alguns diretos de Congonhas (SP) e Confins (MG). A administração do terminal é feito pela concessionária Socicam.