sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Governo da Bahia discute foco na população idosa
quarta-feira 22 de maio de 2019 às 15:44h

Governo da Bahia discute foco na população idosa

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Até 2039, o número de pessoas com mais de 65 anos será superior ao de crianças e adolescentes com até 14 anos no Brasil. Pensando nesse cenário e em políticas públicas voltadas para a população idosa, o governo do Estado através da a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Conselho do Idoso e o Itaú Unibanco se reuniram, na manhã desta quarta-feira (22), para debater a implantação da Plataforma Longeviver.

A ferramenta, desenvolvida pelo Itaú, é capaz de agregar dados geoestatísticos específicos da população idosa na Bahia. Por meio dela, será possível ter acesso a pesquisas, conteúdos e diversos indicadores sociais, a exemplo de dados socioeconômicos, de saúde, habitação, etc. “Com essa ferramenta, teremos acesso fácil e rápido a uma gama de informações sobre o perfil dos nossos idosos. São dados importantíssimos para a construção de políticas públicas efetivas e eficazes para essa parcela da população. Além disso, será possível medir o impacto das políticas já implantas e desenvolvidas pelo Estado”, explicou o titular da SJDHDS, Carlos Martins.

Segundo o secretário, unir pesquisa, tecnologia e o poder público é fundamental para a gestão governamental. “Essa união resultará na construção de políticas públicas para todos, pensadas especificamente para o nosso perfil na Bahia, com embasamento, conhecimento e propriedade das necessidades dos baianos”, acrescentou.

Para a implantação da plataforma na Bahia, será criado um grupo de trabalho envolvendo a sociedade civil e o poder público, que debaterá a temática e dará início ao processo de implantação da Longeviver. Os trabalhos devem ser iniciados no mês de julho. A ferramenta já foi implantada em diversos estados do Brasil, como Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais.

De acordo com a coordenadora de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco, Erika Louise, a intenção da instituição é “contribuir com estados e municípios na evolução da política pública do idoso, da pessoa que está envelhecendo. A gente precisa manter essa população saudável, em todos os sentidos: fisicamente, mentalmente, economicamente”.

Também participaram da reunião o superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (Sudh/SJDHDS), Jones Carvalho, a coordenadora de Articulação de Políticas para Pessoa Idosa, Lúcia Maria Mascarenhas, e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEPI), padre José Carlos Santos Silva.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!