O governo da Bahia, através da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), desapropriará segundo Flávia Requião, do A Tarde, uma grande área em Salvador para o início das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Conforme documento de anúncio, ao todo serão suprimidas 366.573,00m² de terra entre o Hospital do Subúrbio, localizado em Periperi, e a Avenida 29 de março, que liga a BR-324 à orla.
O comunicado ainda detalha, segundo o A Tarde, que a CTB, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), já está autorizada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) a realizar os serviços na região, se necessário, em caráter de urgência.
O planejamento inicial previa que as obras, propriamente ditas, iniciassem em janeiro de 2025, com a realização de terraplanagem e sondagem. No entanto, conforme apuração do jornal, a tendência é que o planejamento seja antecipado.
Atualmente, tanto as empresas responsáveis pelas obras quanto a CTB já trabalham com a possibilidade de, ainda em dezembro de 2024, a terraplanagem ser iniciada na região nos trechos 1 (Calçada-Ilha de São João) e 2 (Paripe-Águas Claras) do projeto.
Ambos os trechos são considerados prioritários pelo governo da Bahia, já que atendem ao Subúrbio Ferroviário, área mais pobre da cidade e que está, desde fevereiro de 2021, sem seu tradicional transporte por trens. A previsão é que essa região de Salvador comece a contar com o novo modal a partir de junho de 2027.
Já o terceiro trecho do VLT de Salvador, que liga Águas Claras a Piatã, deverá ser o último a ser iniciado. Segundo o cronograma oficial das obras, essa parte do traçado deverá ser concluída apenas em agosto de 2028.