A estação “Lauro de Freitas” do metrô é uma velha promessa, prevista no contrato de PPP (parceria público-privada) entre o governo da Bahia e a CCR, operadora do sistema metroviário da Região Metropolitana de Salvador. Porém, para que o novo ponto seja construído pela empresa, o texto contratual exige que a Estação Aeroporto alcance uma média de 6 mil usuários em horário de pico, das 17h às 19h, marca ainda distante de ser atingida.
Em reportagem de Lula Bonfim, do portal BNews do qual teve acesso à ata de uma reunião do governo da Bahia no último dia 5 de setembro, mostra o que foi realizada entre representantes da Auditoria Geral do Estado (AGE) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em que foi discutida a atual situação do sistema metroviário de Salvador e de Lauro de Freitas.
De acordo com a Sedur, está sendo estudado um processo de expansão de todo o sistema de transporte não apenas na Região Metropolitana de Salvador, mas também chegando à Feira de Santana.
Dentro dessa expansão, o documento oficial cita o tramo 3 da linha 1 do metrô de Salvador, que leva o sistema até o bairro de Águas Claras e já está na reta final de suas obras; e o tramo 2 da linha 2, que deve estender a atual Estação Aeroporto a uma nova estação, na região central de Lauro de Freitas.
O problema é que, de acordo com o contrato de PPP realizado entre o governo baiano e a CCR, a construção da Estação Lauro de Freitas está vinculada à meta de 6 mil passageiros em horário de pico na Estação Aeroporto, que não foi atingida. Segundo a Sedur, diante desse cenário, a gestão estadual estaria pensando em uma alternativa para levar um melhor transporte para a cidade vizinha a Salvador.
“O Tramo 3 da Linha 1 do Metrô está em implantação, com duas novas estações. O Tramo 2 da Linha 2 ainda não teve o gatilho previsto atingido e pode ser indicada outra saída para atendimento de Lauro de Freitas”, diz a ata da reunião entre a AGE e a Sedur.
Procurada para comentar os planos do governo do estado para Lauro de Freitas, a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira (PSD), não retornou aos telefonemas até a publicação desta matéria, registra Lula Bonfim.
Outros caminhos
O documento obtido pelo BNews também aborda a chamada “Expansão Sul”, que planeja levar o metrô da Estação da Lapa até o bairro da Barra, passando pelo Campo Grande. Segundo a Sedur, já há estudos técnicos em desenvolvimento nesse sentido, com a participação da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
“Há estudos em desenvolvimento, com a participação técnica da CTB, para a expansão Sul, da Lapa até a Barra, tornando-se prioritário o trecho Lapa-Campo Grande. Deve-se à observação da grande quantidade de embarques na Lapa com destino à Barra. A CCR foi consultada sobre a realização desse projeto com base nos preços do EVTEA original”, aponta a ata.
A Sedur ainda revela estar trabalhando com urgência em uma solução de transporte de massa para o Subúrbio Ferroviário, após o cancelamento do contrato do governo do estado com o consórcio Skyrail para a construção de um VLT na região, considerada a mais pobre de Salvador.
Além de ligar Paripe à Calçada, a ideia do novo projeto do VLT que está sendo elaborado pela Sedur é unir o Subúrbio Ferroviário à Orla Atlântica através do corredor transversal formado pela Estrada do Derba, pela Avenida 29 de Março e pela Avenida Orlando Gomes. O modal faria assim duas intersecções com o metrô de Salvador, nas estações Águas Claras, da linha 1; e Bairro da Paz, na linha 2.