O Palácio do Itamaraty divulgou nota nesta quinta-feira (8) na qual diz que o governo brasileiro manifesta pesar pela morte da rainha Elizabeth II e transmite condolências à família real e ao povo do Reino Unido.
A rainha morreu aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real britânica. A Casa Real informou que Elizabeth morreu “pacificamente”.
“O governo brasileiro transmite suas sentidas condolências à família real, bem como ao governo e ao povo do Reino Unido e dos demais membros da Commonwealth”, escreveu o Itamaraty.
Na nota, o Ministério das Relações Exteriores lembrou a visita que a rainha fez ao Brasil em 1968, ao lado do marido, o príncipe Philip, morto em 2021.
“Sua visita em 1968, ao lado do Duque de Edimburgo, a Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro é lembrada pelo Governo e pelo povo brasileiro como marco da amizade entre o Brasil e o Reino Unido”, diz a nota.
Para o Itamaraty, recordar a passagem da rainha pelo Brasil significa “valorizar a parceria estratégica entre o Brasil e o Reino Unido, que abrange grande número de áreas – comércio, saúde, investimentos, intercâmbio acadêmico, ciência e tecnologia”.