A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vai investir em ações para ajudar no combate ao novo coronavírus. A primeira ação da Capes é o lançamento do Programa de Combate a Epidemias, que vai investir em bolsas nas áreas de saúde, biologia e exatas.
“Nossa preocupação foi apresentar ações estratégicas que permitissem que cientistas de várias áreas pudessem dar contribuições significativas, aproveitando o potencial da universidade brasileira”, ressaltou Benedito Aguiar, presidente da Capes. “Embora o foco seja para agora, o conhecimento científico que será desenvolvido servirá para outras situações de endemias, epidemias e problemas semelhantes”, explicou.
O programa está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas. Na etapa inicial, durante a primeira ação emergencial, foram concedidas 850 bolsas para a área de Saúde e 300 para os cursos de Exatas, Engenharias, Tecnologias e Multidisciplinares, como ações emergenciais de concessão imediata de bolsas, totalizando 1.150 benefícios.
Também faz parte desta fase o edital nº 09/2020, que se encontra aberto e concederá 900 bolsas e R$ 345 mil de custeio para cada um dos até 30 projetos escolhidos. Já a segunda etapa completa o Programa com mais 550 bolsas e R$ 200 mil em custeio para cada um dos 57 projetos a serem selecionados.
Confira no Programa de Combate a Epidemias os detalhes do três editais:
– CAPES – Epidemias – Edital nº 09/2020
– CAPES – Fármacos e Imunologia – Edital nº 11/2020
– CAPES – Telemedicina e Análise de Dados Médicos – Edital nº 12/2020