O presidente Jair Bolsonaro (PL) ordenou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que ele anuncie uma medida econômica a cada pelo menos dois dias até o segundo turno da eleição, marcado para daqui a 12 dias, em 30 de outubro. O Broadcast Político apurou que o Fies para ensino técnico, mencionado pelo presidente no debate de domingo, 16, na Band TV, está entre os temas que devem ser lançados nos próximos dias.
A informação foi passada ao Broadcast Político por fontes da campanha de reeleição que presenciaram uma conversa do chefe do Executivo com o ministro na segunda, 17. Logo após o primeiro turno, Bolsonaro já havia pressionado Guedes a tirar da cartola anúncios, com a ideia de “reciclar” propostas, ainda que elas não tivessem efeito prático imediato, como a reportagem já havia mostrado. Agora, contudo, a pressão do presidente tem prazo determinado.
A ampliação do Fies para o ensino técnico e profissional de nível médio foi proposta ainda no ano passado em projeto de lei do senador Telmário Mota (PROS-RR), que não se reelegeu neste ano. Apresentado em março de 2021, o projeto não foi designado para nenhum relator até o momento. Na proposta, o senador destaca que 18,7% do total de matrículas no ensino médio em 2019 estavam ligadas à educação profissional.