O governo de Joe Biden deve fazer um anúncio neste domingo (12) para aumentar as garantias sobre os depósitos bancários no Silicon Valley Bank, o ‘banco das startups’ americana que faliu na sexta-feira. O objetivo é evitar consequências mais amplas do colapso, segundo fontes ouvidas pela Reuters.
Funcionários do governo trabalharam durante o fim de semana para avaliar as consequências da falência bancária, a maior desde a crise financeira de 2008, com atenção especial para o setor de capital de risco e bancos regionais.
Na sexta-feira (10), o FDIC (Federal Deposit Insurance Corp.), uma espécie de FGC (Fundo Garantidor de Crédito) afirmou que protegerá os depósitos de até US$ 250 mil, mas as somas acima desse valor, que representam 85% das contas do SVB, ficaram sem garantia.
O Silicon Valley Bank era conhecido pelo financiamento a startups do Vale do Silício, na Califórnia. As autoridades regulatórias dos EUA fecharam a instituição financeira na sexta, naquela que é considerada a maior falência bancária do país desde a crise de 2008. A notícia provocou queda nas principais Bolsas do mundo.