O Governo do Estado da Bahia encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) projeto de lei que o autoriza a contratar uma operação de crédito no valor de R$150 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF), com a garantia da União. Os recursos provenientes da operação, que será realizada no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), serão destinados a áreas prioritárias como infraestrutura urbana, hídrica e de mobilidade urbana.
De acordo com mensagem do governador Jerônimo Rodrigues aos deputados, os investimentos são essenciais para assegurar a continuidade do desenvolvimento econômico e social da Bahia. No texto, ele reforçou o compromisso do governo com a melhoria da qualidade de vida da população baiana e pediu que a proposta tramite em regime de urgência, dado seu impacto para o Estado.
A proposição autoriza ainda o Poder Executivo a vincular receitas estaduais como contrapartida à garantia da União, assegurando o cumprimento das obrigações financeiras decorrentes do empréstimo. Além disso, prevê que os orçamentos anuais ou créditos adicionais sejam adequados para garantir o pagamento dos encargos relativos ao financiamento.
Caso aprovado pela AL-BA, o projeto permitirá ao governo estadual abrir créditos adicionais para cumprir as obrigações financeiras, garantindo que os recursos estejam disponíveis para os projetos de infraestrutura planejados.