segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / EDUCAÇÃO / Governo baiano, Fapesb e RNP assinam acordo que viabiliza parceria em projetos de conectividade
sexta-feira 21 de abril de 2023 às 16:45h

Governo baiano, Fapesb e RNP assinam acordo que viabiliza parceria em projetos de conectividade

EDUCAÇÃO, NOTÍCIAS


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) interliga as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) , através da oferta de internet de qualidade, e promove melhoria na prestação do serviço público. Para seguir a missão de contribuir com a pesquisa e o ensino nos municípios, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), assinaram, na última quinta-feira (20), na reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a RNP, que viabiliza parceria para desenvolvimento de novos projetos de conectividade.

Para Mara Souza, chefe de Gabinete da Secti, que representou o secretário André Joazeiro, a rede tem sido uma aliada importante na elaboração de propostas que levam internet para o interior. “O estado da Bahia tem dados extremamente consistentes sobre a disseminação de serviços públicos digitais. Também temos crescido, cada vez mais, na oferta de internet para o nosso cidadão, sendo a RNP uma das nossas principais parceiras na conectividade de interesse científico. A partir deste ACT, queremos desenvolver mais projetos para levar conexão a toda Bahia”.

O diretor Geral da RNP, Nelson Simões, destaca a sinergia entre as instituições. “Estou muito feliz por celebrar esse acordo. É um novo ciclo de uma cooperação que existe há anos entre Ufba, RNP e Secti. Há muitos projetos e ações em conjunto que passam, principalmente, por construir espaços seguros para a comunicação de alunos e professores no estado. Com isso, estamos promovendo educação de qualidade por todo o interior. Essa nova fase é importante porque nos propicia a inovar, no momento de grande desafio de inovação”.

Penildon Silva, reitor em exercício da UFBA, que é patrocinadora da rede nacional no estado, fala sobre o pioneirismo da região baiana e projeta o futuro. “A Bahia sempre foi pioneira na chegada da internet no Brasil, no apoio da montagem da RNP e na criação de outras estruturas. A assinatura do ACT hoje dá um novo passo. É uma oportunidade histórica para ampliar a conectividade de alta velocidade em todo estado da Bahia”. Além de Penildon, Mara e Nelson, participaram do evento o diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite, a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, dentre outras autoridades.

Veja também

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta, após ganhos em Wall Street por PCE nos EUA

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente com valorização firme nesta segunda-feira (23) após os ganhos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!