Malha ferroviária deve baratear o custo de produtos para exportação e será reconstruída após 57 anos
Os estados da Bahia e de Minas Gerais voltarão a ser interligados por via ferroviária após quase 60 anos. O Governo Federal informou nesta quinta-feira (9), por meio do Diário Oficial da União (DOU), que concedeu a autorização para a construção de uma nova ferrovia ligando o município baiano de Caravelas, no extremo-sul do estado até Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.
O modal estará sob a responsabilidade da empresa MTC – Multimodal Caravelas pelo prazo de 98 anos, de acordo com deliberação feita pela Agência Nacional de Transportes (ANTT). A estimativa é de que as obras, que devem ser iniciadas ainda nesse ano, sejam concluídas em 2025.
“A celebração do contrato de adesão é o nosso ponto de partida. Temos o prazo de 30 dias para assinar este contrato com o Ministério de Infraestrutura Brasileira de Transportes. A partir daí, podemos iniciar os projetos de engenharia e de licenciamento ambiental pertinentes à construção da ferrovia”, informou Fernando Cabral, diretor da MTC.
A estrada terá uma extensão de 578 quilômetros, com a possibilidade de implementação de ramais para acesso as cidades baianas de Teixeira de Freitas e Mucuri. Há a expectativa que o trem tenha vagões destinados a passageiros.
A ligação entre os estados não é uma novidade. Construída no século XIX, a antiga ferrovia Bahia-Minas foi desativada em 1966, por não gerar mais o lucro esperado no transporte de madeira e café.
Atualmente, o que ainda resta do antigo sistema ferroviário é utilizado como rota de cicloturismo. O mesmo percurso da primeira via será utilizado, dessa vez com a inclusão de outras cidades no trajeto.