O governo da Bahia prepara grande festa para receber a montadora chinesa BYD nesta terça-feira (4), quando será anunciado oficialmente a instalação de uma fábrica de veículos elétricos no Estado — no lugar da antiga planta da Ford em Camaçari, a 50 km de Salvador.
O evento vai acontecer no Farol da Barra, na capital baiana, com várias atrações locais — entre elas um show do Olodum. O valor do investimento total da empresa no empreendimento deverá ser anunciado nesta ocasião, diz Gustavo Maia, da Veja.
Na última quarta-feira (28), o presidente Lula (PT) recebeu CEO no Brasil e a vice-presidente global da BYD, Tyler e Stella Li, no Palácio do Planalto. O encontro foi articulado pelo conselheiro da empresa e ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy, junto com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o senador Jaques Wagner (PT).
Na reunião, os executivos convidaram Lula a participar da cerimônia em Salvador, mas o presidente já tinha agenda para Puerto Iguazú, na Argentina, onde ocorre a Cúpula do Mercosul. O Brasil vai assumir o comando do grupo hoje.