segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
Foto: Ministério da Infraestrutura
Home / NOTÍCIAS / Governadores querem enviar missão oficial à China para liberar insumos das vacinas
sexta-feira 22 de janeiro de 2021 às 09:54h

Governadores querem enviar missão oficial à China para liberar insumos das vacinas

NOTÍCIAS


Além das negociações por telefone e dos diálogos com a embaixada da China no Brasil, os governadores estão defendendo segundo o portal G1, que o governo brasileiro envie uma missão oficial ao país asiático para acelerar a liberação dos insumos para fabricação de vacinas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz.

Coordenador no fórum dos governadores para o tema das vacinas, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse ao blog que conversou com o Ministério da Saúde sobre a proposta de que o governo brasileiro “organize uma missão oficial” para negociar diretamente na China “o cumprimento dos contratos com o Butantan e Fiocruz para viabilizar a entrega do IFA (ingrediente farmacêutico ativo)”.

Dias celebrou a vinda dos 2 milhões de doses da AstraZeneca da Índia, que o governo federal conseguiu viabilizar, e a possível aprovação nesta sexta-feira (22) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac.

“Com isso, garantimos a continuidade em fevereiro do plano de vacinação. Mas para evitar uma interrupção, é essencial garantir a liberação dos insumos para fabricação das vacinas no Brasil, e essa missão oficial do governo brasileiro pode ser fundamental”, acrescentou Dias.

“Todos sabem que dependemos do recebimento do princípio ativo que tem como base a China, para garantir nosso cronograma de vacinação. São cerca de cem milhões de IFA de cada contrato potencialmente”, completou.

O governador afirmou ainda que defendeu uma especial atenção com o pedido da União Química na Anvisa, para produção da vacina Sputnik no Brasil, o que pode acrescentar mais 10 milhões de doses no programa nacional de imunização.

 

Veja também

Por que modelo de negócios alemão está em crise

Novo governo vai assumir Alemanha em risco de recessão. Concorrência chinesa, custos de energia e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!