Os governadores formalizaram, nesta última terça-feira (30), pedido de reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres, para conversar sobre o colapso vivido pelo Brasil em meio à pandemia.
Os governadores pedem “sensibilidade do mundo e ajuda humanitária: oportunidades de aquisição de mais vacinas”.
O texto é assinado por Wellington Dias (Piauí), coordenador da temática vacina no Fórum dos Governadores. Os governadores querem segundo o jornalista Lauro Jardim no O Globo, apresentar a Guterres a carta “Pacto Nacional de Defesa da Vida e da Saúde”, na qual pedem união dos Poderes e fim das “agressões” e “fake news”.
“Em face dos alarmantes casos de adoecimentos e mortes em nosso país, tornou-se imprescindível a formulação de um documento com diretrizes para a emergencial tomada de providências que possam mitigar o flagelo decorrente do novo coronavírus em solo brasileiro, o qual vem despertando a preocupação da comunidade científica mundial e dos líderes dos estados-membros da ONU”, registra o ofício enviado a Guterres.
O texto completa que o Brasil “é considerando o epicentro da pandemia no mundo, registrando o maior número de óbitos por dia, além de apresentar enormes riscos de propagação de variantes, mais contagiosas e letais, do novo coronavírus”.