O governador Ibaneis Rocha comanda o 11º Fórum dos Governadores em Brasília, na reunião desta terça-feira (11), 27 chefes do Executivo, entre governadores e vices, estão presentes. Conforme o Diário do Poder, o governador de São Paulo, João Doria não pode comparecer, pois está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O ministro da Economia, Paulo Guedes participou do fórum. Na pauta do primeiro encontro de 2020, estavam temas relevantes como o Fundo de Participação dos Estados (FPE), preço dos combustíveis, securitização e a distribuição dos royalties de petróleo, Plano Mais Brasil (Plano Mansueto), a renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Como não poderia deixar de ser, devido a repercussão no noticiário nacional, os governadores vão analisar e debater sobre o percentual cobrado sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos combustíveis.
Para tratar dos desafios em relação a segurança pública nos estados, haverá a colaboração do coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias e Bombeiros Militares do Brasil (CNNG).