O governador Rui Costa (PT) criticou duramente o presidente Jair Bolsonaro pela gestão de enfrentamento à pandemia no momento em que o Brasil vive seu pior cenário com recordes de óbitos e casos.
“Quero que fique claro para o povo brasileiro que não tínhamos que viver essa crise de hoje, esse número escandaloso de mortes. Cientistas apontam que passaremos o auge dos Estados Unidos em número de mortes diárias, ou seja, serão mais de 500 mil”, afirmou em entrevista para a Rádio Bandeirantes.
De acordo com o governador, a crise poderia ter sido evitada caso o governo federal tivesse assinado o contrato de aquisição das vacinas da Pfizer em setembro, que previa a entrega de 70 milhões de doses.
“Infelizmente, o Brasil adotou a pior estratégia, que foi a de conviver com o vírus. Por isso, hoje somos o pior exemplo mundial da pandemia”, lamentou.
Para acelerar a vacinação na Bahia, Rui, em parceria com os governadores do Consórcio Nordeste, fez um pré-contrato para a aquisição de 37 milhões de vacinas russa Sputnik V.Uma reunião com o corpo diretor da Anvisa está em curso nesta terça-feira, 6, para tratar da aprovação de importação do imunizante.