O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), ganhou de acordo com UOL, mais de 36 mil seguidores nas redes sociais em apenas um dia, na data de 8 de abril. Os dados são da plataforma Crowtangle e apontam crescimento de 30%, já que passou de 120 para 156 mil o número de pessoas que o acompanham.
No entanto, os perfis em sua grande maioria, são da Índia e não seguem mais nenhum perfil – e nem ninguém os segue, o que aumentam as suspeitas de se tratarem de perfis falsos
Em nota, o governo do Rio relaciona esse aumento significativo e o perfil dos seguidores a uma suposta tentativa de ataque às redes do governador. Segundo o governo, o Instagram já está investigando o caso pelo fato de Castro ser uma figura pública.
A data do ganho de seguidores e dos supostos ataques coincide com a divulgação da pesquisa Datafolha, na qual o atual governador ganhava pontos percentuais e empatava na margem de erro com o deputado Marcelo Freixo (PSB).
Nesse mesmo dia, o governador postou duas fotos nas redes, uma delas sobre uma força-tarefa na fiscalização do serviço dos trens e a outra que noticiava a volta das corridas de Stock Car para o Rio de Janeiro. A primeira contou com 1.155 curtidas e a segunda com 3.422, números que seriam baixos se levassem em consideração o ganho de seguidores daquela data.