terça-feira 25 de fevereiro de 2025
Helder Barbalho no Exposibram - Foto: Marco Santos/Ag. Pará
Home / NOTÍCIAS / Governador do Pará defende rastreabilidade como forma de conter mineração ilegal
terça-feira 29 de agosto de 2023 às 14:51h

Governador do Pará defende rastreabilidade como forma de conter mineração ilegal

NOTÍCIAS


O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), defendeu na última segunda-feira (28), na cerimônia de abertura da Exposibram, conferência do setor de mineração, a rastreabilidade dos minerais produzidos no país como forma de combater atividades ilegais. Sem citar especificamente a mineração de ouro, que resultou nos últimos anos em atividades de garimpo ilegal em terras indígenas, Barbalho criticou o que chamou de “discursos populistas” a respeito do tema.

“Não é possível continuarmos compatibilizando mineração com atividade ilegal”, afirmou o governador ao fim da cerimônia de abertura da Exposibram, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

“Não é possível recuarmos para discursos fáceis e populistas que acabam instigando e levando cidadãos que muitas das vezes são massa de manobra aos discursos fáceis, que acabam impulsionando pessoas e segmentos à atividade ilegal. Isto comprometerá certamente aqueles que atuam de forma correta. Isto comprometerá a imagem do nosso país. Portanto, se o Brasil deseja continuar sendo um país que tem na mineração uma atividade séria, precisa fazer com que a rastreabilidade seja algo efetivamente claro, decisivo, legal, institucionalizado e condicionante para a atividade de mineração”, afirmou.

Barbalho frisou, porém, que sua posição não significa abrir mão dos projetos de mineração. “Hoje, nós todos no Brasil sabemos o quão importante é a atividade minerária. Não propomos que o Brasil abra mão desse ativo. […] Hoje, diretamente, [a mineração] gera mais de 200 mil empregos. Só neste Estado, diretamente gera mais de 60 mil empregos”, pontuou.

Veja também

Projeto altera quadro de cargos em comissão da Casa Civil no governo da Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu do Poder Executivo o Projeto de Lei 25.685/2025, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!