O governador Jerônimo Rodrigues (PT) rebateu comentários da oposição sobre “fugir da responsabilidade” ao as questões de segurança na Bahia. O chefe do Palácio de Ondina afirma que os indicadores de violência no estado diminuíram após a chegada de novas forças de segurança no combate ao crime organizado.
“Quero reconhecer a responsabilidade do estado. Eu nunca abri mão disso, é a minha responsabilidade. Todas as vezes que eu evocava a parceria com o governo federal a oposição falava que ficava ‘transportando’ a responsabilidade. Esse é um tema da sociedade brasileira. Nesta semana nós discutimos com o presidente Lula sobre a responsabilidade da União [sobre o tema]. […] Eu disse que a sensação é que ficamos enxugando gelo. […] É um caos para mim acordar e receber do meu secretário a informação de uma morte”, disse Jerônimo, nesta segunda-feira (4), em entrevista ao PodZé.
Para o podcast, Jerônimo ressalta que o governo estadual não possui foco em “derrubar corpos no chão” diante da onda de violência. O petista alega que o estado precisa mostrar que tem “braço forte” para combater o crime organizado.
“Toda vez que a gente faz uma operação sobre o crime organizado, a reação volta. É entre eles a disputa, uma perseguição na comunidade. Isso é resultado da nossa operação. […] Vamos trazer gente de fora para fazer um cerco, outras polícias que têm estratégias diferentes. O nosso foco nunca foi derrubar o corpo no chão. É mostrar que a polícia tem força, que o estado tem o braço forte. Não podemos ficar nessa sensação que ‘nem o estado tem o poder de controle’. Os indicadores caíram na mesma semana”, acrescenta.