Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), atendeu segundo Igor Gadelha, em sua coluna no Metrópoles, sobre um pedido de aliados do ex-presidente Lula para reforçar a segurança do petista durante visita dele ao estado.
Conforme o colunista, a requisição veio do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado André Ceciliano (PT). Segundo aliados do petista, Castro se comprometeu a ceder policiais militares para reforçar a segurança de Lula.
O temor de petistas aumentou após detalhes da agenda do ex-presidente no Paraná, no último fim de semana, ser vazada em grupos de WhatsApp de bolsonaristas, fato revelado pelo site The Intercept.
No Rio, ainda há um preocupação de aliados de Lula com as milícias, um dos principais problemas hoje da área de segurança pública no estado.
O ex-presidente desembarca no Rio neste sábado (26) e fica até a próxima quinta-feira (31). Dentre os eventos públicos já confirmados, está a presença na festa de 100 anos do PCdoB em Niteroi (RJ).
A agenda do petista também prevê visitas à deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e ao cantor Martinho da Vila, encontro com prefeitos e um seminário na Universidade Estadual do Rio (Uerj).
O nome do governador do Rio chegou a ser anunciado como um dos palestrantes da abertura desse seminário na Uerj. A assessoria de Castro, no entanto, informou que ele não irá, nem mandará representante.