Durante a solenidade em comemoração à Independência da Bahia, na Lapinha, em Salvador, nesta sexta-feira (2), o governador Rui Costa (PT) disse que, se os números de internações por Covid-19 seguirem caindo no estado, ele deve anunciar flexibilizações de medidas restritivas – incluindo o retorno das aulas.
“Estou conversando com o prefeito de Salvador e com outros prefeitos e se os números continuarem caindo, podemos anunciar medidas de flexibilização e quem sabe o retorno das aulas, para que possamos retomar e recuperar o tempo perdido na educação”, disse.
Segundo o governador, o avanço também depende de acelerar a vacinação. “A esperança é de vacinar o quanto antes. Estamos trabalhando com afinco e dedicação. quero fazer um agradecimento especial a todos os prefeitos da Bahia por toda a dedicação desse ano, esse diálogo garantiu que a Bahia estivesse, graças a Deus, com as menores taxas do país de mortalidade. Conseguimos minimizar o efeito dramático desse vírus”.
Rui também citou a chegada das doses da vacina Sputnik V. “Esperamos conseguir internalizar a Sputnik o quanto antes, e a gente poderia dar um prazo de até 100% da população de até 18 anos imediatamente”, afirmou.
Entretanto, o retorno das aulas pode ter um impasse. Na última quinta-feira (1º), a APLB Sindicato já indicou que as atividades letivas só voltarão no estado com imunização total dos profissionais que trabalham na área escolar.