sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Google inclui candidatos e cargos estaduais em relatório de transparência para anúncios
quinta-feira 18 de agosto de 2022 às 09:09h

Google inclui candidatos e cargos estaduais em relatório de transparência para anúncios

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Google anunciou nesta quinta-feira (18) conforme o Globo News, que vai incluir anúncios políticos que mencionam candidatos e políticos que ocupam cargos em nível estadual em seu relatório de transparência para propaganda no Brasil. A medida entra em vigor no início de setembro, cerca de um mês antes do pleito.

A ferramenta, lançada em junho, revela os nomes de quem paga por propaganda política em suas plataformas, como o YouTube, e em sites parceiros que usam o sistema de publicidade AdSense. A medida já estava disponível em oito países e chegou ao Brasil em meio ao acordo firmado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por enquanto, o relatório contempla no Brasil apenas anúncios que mencionam partidos políticos e candidatos a cargos de nível federal. Na prática, algumas campanhas políticas de candidatos a governador já apareciam na ferramenta de transparência, quando mencionavam candidatos ou partidos políticos em nível federal.

O critério inicialmente adotado no Brasil foi alvo de críticas de especialistas e organizações da sociedade civil. No mês passado, um pedido para que o Google expandisse seu relatório de transparência de anúncios, de forma a incluir os candidatos a cargos estaduais, constou em um documento com 91 assinaturas que cobra das plataformas de mídia digital medidas mais efetivas para proteger a integridade das eleições no país.

“Com a ampliação de escopo do Relatório de Transparência de Anúncios Políticos, reafirmamos o nosso propósito de oferecer transparência para os anúncios exibidos em nossas plataformas. Sabemos que a publicidade on-line tem um papel central no processo eleitoral, oferecendo aos candidatos mais uma ferramenta para compartilhar suas mensagens, pois a internet tem conectado candidatos a um número cada vez maior de pessoas a um custo mais acessível”, informou a empresa.

O Google exige verificação para anunciantes que querem exibir anúncios eleitorais. A plataforma informou que os interessados em rodar anúncios que mencionem governantes eleitos ou candidatos aos cargos de governadores, vice-governadores, deputados de Assembléia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deverão passar pelo processo obrigatório.

Veja também

Sudene aprova liberação de recursos do FDNE para parques eólicos no Nordeste

A Sudene autorizou o pagamento de novas parcelas de financiamento, através do Fundo de Desenvolvimento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!