A internet tem um aniversariante importante nesta segunda-feira (4): o Google, que completa 25 anos. A empresa começou como um empreendimento modesto e, atualmente, é considerada uma das gigantes da tecnologia, buscas e inteligência artificial (IA) do mundo.
Em 1998, a dupla Larry Page e Sergey Brin, na época estudantes da Universidade Stanford, nos EUA, fundou o Google. De lá para cá, a empresa marcou a história da tecnologia, entrou no nosso cotidiano e virou até expressão. Você provavelmente “deu um Google” hoje.
O Google se tornou uma companhia negociada em bolsa em 19 de agosto de 2004, avaliada em US$ 23 bilhões. Agora, a Google/Alphabet vale mais de US$ 1,7 trilhão, atrás apenas de Apple, Microsoft e Saudi Aramco, todas atualmente avaliadas acima US$ 2 trilhões.
O Olhar Digital publicou uma viagem rápida pela história do Google. Confira abaixo:
25 anos de Google no mundo
A empresa se destacava já nos seus primórdios, quando era apenas um mecanismo de busca na Universidade Stanford. A página inicial “clean” e o jeito como a plataforma entregava informações a ajudou a cair rápido no gosto do público.
Dois anos depois, em 2000, a empresa lançou o Google AdWords – seu programa de publicidade. Isso revolucionou a publicidade online. Em seguida, veio o Google Imagens, em 2001 (até então, só dava para buscar texto na plataforma).
Já em 2004, a empresa deu dois passos que marcariam sua história. O primeiro foi abrir seu capital numa oferta pública inicial (IPO). Isso tornou o Google uma empresa de capital aberto. O segundo foi lançar o Gmail, que chamou a atenção por ser gratuito e, mesmo assim, oferecer bastante espaço.
No ano seguinte, veio o Google Maps. E, em 2006, a empresa comprou o YouTube. Um ano depois, mais um passo importantíssimo para a companhia: o lançamento do Android, um sistema operacional para aparelhos móveis (por exemplo: celulares e tablets). Depois, a empresa lançou seu navegador, o Google Chrome, em 2008. Até aqui, foram só acertos.
Já a partir de 2010 a empresa começa a tropeçar pelo caminho. Foi neste ano, por exemplo, que a companhia lançou o Google+, uma tentativa de explorar o nicho – emergente, na época – de redes sociais. Em 2012, veio o Google Glass, seu dispositivo de realidade aumentada.
Três anos depois, o Google passou a ser uma subsidiária da holding Alphabet. Ou seja, a Alphabet passou a ser conhecida como “dona (ou controladora) do Google”. Em 2016, a empresa lançou seu assistente virtual: o Google Assistant. Já em 2019, a companhia apostou num serviço de streaming de jogos por nuvem, o Google Stadia. E, em 2021, a companhia anunciou o Quantum Supremacy, voltado para a computação quântica.
Atualmente, acompanhamos os esforços da gigante em explorar tudo que se dá para fazer com IA generativa. Em 2023, rolaram dois anúncios importantes da empresa neste front: o lançamento do Google Bard (seu chatbot estilo ChatGPT) e a implementação dessa tecnologia na busca do Google.
A ver se esses movimentos recentes entrarão para a linha do tempo da empresa como acertos revolucionários ou tropeços.
18 anos de Google no Brasil
Em 20 de julho de 2023, o Google comemora seus 18 anos de atuação no Brasil. A companhia, mais conhecida por seu popular buscador, chegou ao Brasil em 20 de julho de 2005, com a aquisição de uma empresa de tecnologia brasileira.
No blog oficial da empresa, Fabio Coelho, o presidente do Google Brasil, comentou sobre sua atuação, além da trajetória da empresa desde 2005 no país.
Nesses últimos 12 anos à frente da operação, tive o privilégio de conviver com colegas engajados e talentosos, clientes e parceiros extraordinários, e tive o orgulho de ver de perto muitas iniciativas de impacto. Juntos, pudemos colaborar com a transformação digital dos nossos usuários e de empresas brasileiras de todos os tamanhos. Não à toa, hoje o Brasil está entre os cinco principais países em nossa lista de nove produtos com mais de um bilhão de usuários.
Fabio Coelho, Presidente do Google Brasil