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quarta-feira 31 de agosto de 2022 às 13:35h

Google anuncia novas medidas de combate à desinformação nas eleições

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Google anunciou nesta quarta-feira (31) novas medidas de acordo com Mariana Ribeiro, do Valor, para tentar reduzir a desinformação nas eleições de 2022. Entre elas, estão a nova versão do painel “Como Votar” e a expansão do relatório de transparência de anúncios políticos.

O “Como Votar”, recurso desenvolvido em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visa oferecer informações confiáveis aos eleitores diretamente na ferramenta de busca. São respostas a dúvidas frequentes sobre o processo eleitoral. O conteúdo do próprio TSE é destacado como resultado.

De acordo com o Google, as pessoas terão acesso no topo da página a informações fornecidas pelo Tribunal sobre endereços de locais, horários e ordem de votação, documentação necessária, além de mais detalhes sobre uso correto da urna eletrônica e dúvidas comuns sobre o processo eleitoral.

Além disso, uma coleção de aplicativos cívicos e da Justiça Eleitoral será destacada no Google Play nas próximas semanas. Entre eles, estará o recém-lançado aplicativo do Comprova, projeto de checagem de fatos.

Amanhã entra em vigor a expansão do relatório de transparência de anúncios políticos também para a esfera estadual, como já havia sido anunciado há algumas semanas. A política já é aplicada para anúncios do nível federal desde novembro de 2021.

De acordo com a companhia, agora, passa a ser exigida a verificação de anunciantes que queiram rodar anúncios eleitorais que mencionam governantes eleitos ou candidatos aos cargos de governadores, vice-governadores, deputados de Assembleia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O gerente global de Políticas Públicas para Anúncios, David Caragliano, explicou que o relatório em nível estadual está em vigor nos Estados Unidos, na Índia e, agora, no Brasil.

O Google lançou hoje também o Relatório Google Trends Eleições 2022, que destaca os temas mais pesquisados pela população. Segundo a companhia, buscas relacionadas a preços e inflação estão entre as mais relevantes no período recente. A empresa também destacou a recém-lançada “Central Google Trends – Eleições 2022”, página dedicada às eleições nacionais com dados em tempo real.

Gerente de políticas públicas do YouTube, Alana Rizzo informou o lançamento do painel de alerta de integridade eleitoral, que é exibido na busca ou no vídeo nas pesquisas sobre eleições e direciona o usuário para informações oficiais do TSE. Segundo a companhia, na próxima semana passam a funcionar os painéis “como votar” e “informações de candidatos” na plataforma.

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