A General Motors (GM) entrou na briga dos carros elétricos de entrada na China, um dos segmentos mais aquecidos do momento. A Baojun, marca da empresa que atua no país, apresentou segundo Gabriel Sérvio, do Olhar Digital, recentemente o Cloud (ou Yunduo, como é chamado na China), o mais novo rival do BYD Dolphin.
Como é o carro elétrico acessível da GM
- Todas as configurações vêm com o mesmo motor elétrico dianteiro de 100 quilowatts, o equivalente a 136 cv e 20,4 kgfm de torque.
- Algo que muda entre as versões é capacidade de bateria.
- O modelo de entrada do Baojun Cloud vem com bateria de 37,9 kWh e autonomia de 360 km.
- O hatch elétrico mais completo vem com bateria de 50,6 kWh e roda até 460 km por carga (os números consideram o padrão chinês de medição) — o Dolphin roda até 405 km, segundo o ciclo chinês.
- O Cloud leva 40 minutos para carregar de 30% a 80% utilizando o carregamento rápido.
- A versão com mais bateria pode alimentar outros eletrônicos ou até servir de carregador para outro automóvel elétrico.
O hatch tem até um porte parecido com o concorrente — 4,29 m de comprimento, 1,85 largura, 1,65 de altura e 2,70 m de entre-eixos — e aposta em visual moderno.
Por dentro, o Yunduo conta com duas telas: a principal é uma central multimídia flutuante de 15,6” com um sistema próprio chamado LingOS 2. A central pode ser controlada pelo celular ou comandos de voz. Já o quadro de instrumentos é de 8,8”.
Preço
A versão de entrada, equipada com central mais modesta de 10,1”, ar-condicionado automático, espelhos elétricos, piloto automático e câmera de ré, sai pelo equivalente a R$ 65.700 — como comparativo, o BYD Dolphin mais barato é vendido na China por cerca de R$ 79 mil.
A versão intermediária do modelo, com mais autonomia e opção de usar a energia do carro para alimentar eletrônicos ou outro EV, sai por R$ 84.500 e oferece mais opções de cores para a iluminação da cabine, carregador por indução, teto solar, e porta-malas com abertura elétrica.