Em 2017, a Globo lançou uma campanha que destacava um alcance de 100 milhões de telespectadores por dia com o slogan “100 milhões de uns”. Seis anos após o lançamento, em 2023, esse número diminuiu para 76 milhões, representando uma queda significativa de 24% na audiência.
A própria empresa reconheceu essa perda de alcance por meio de dados apresentados por Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade, durante o evento Upfront Globo 2024, que ocorreu na quinta-feira, 19 de outubro.
Esse número se refere à soma da audiência de todos os ramos do Grupo Globo, incluindo o serviço de streaming Globoplay, os canais pagos e os sites da emissora. Quando considerado apenas a audiência da TV aberta, esse número diminui mais ainda, chegando a 70 milhões.
O alcance é calculado com base no número de pessoas que assistem à programação por pelo menos um minuto durante o período analisado.
A perda de 24 milhões de telespectadores/usuários, de acordo com a emissora, pode ser atribuída à concorrência com serviços de streaming, os novos canais, redes sociais e sites, que tinham um menor impacto em 2017, quando a Globo somou os 100 milhões de telespectadores.
Esse cenário é influenciado pelo aumento no número de televisores conectados à internet, que agora estão presentes em pelo menos 60% dos lares brasileiros.