sexta-feira 5 de julho de 2024
(da esq. para dir.)João Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho /Foto: Globo/ Cesar Alves
Home / NOTÍCIAS / Globo anuncia novo presidente da emissora
quinta-feira 14 de outubro de 2021 às 12:32h

Globo anuncia novo presidente da emissora

NOTÍCIAS


O Grupo Globo e a Globo terão novas lideranças a partir de 1º de fevereiro de 2022. O anúncio foi feito hoje pelo presidente do conselho de administração do Grupo Globo, João Roberto Marinho.

João Roberto Marinho vai assumir a presidência do Grupo Globo e Paulo Marinho, hoje diretor de canais da Globo, comandará a Globo (que tem a “Globo Comunicação e Participações S.A.” como razão social).

Os dois vão substituir Jorge Nóbrega, atual presidente-executivo do Grupo Globo e da Globo. Nos próximos três meses, Jorge Nóbrega e Paulo Marinho conduzirão juntos o processo de transição na Globo.

A substituição, planejada há algum tempo, faz parte da jornada de profunda transformação digital da empresa, que foi iniciada por Nóbrega em setembro de 2018 e que estará a cargo de Paulo Marinho a partir do ano que vem.

Jorge Nóbrega, 67 anos, atua nas empresas do Grupo Globo desde 1996. Em 2017, assumiu a presidência do Grupo, sendo o primeiro presidente a não fazer parte da família Marinho.

Com a saída do executivo, João Roberto Marinho passa a estar à frente do conselho de administração e também do Grupo Globo, hoje formado pela Globo, pela Editora Globo, pelo Sistema Globo de Rádio, pela Globo Ventures e pela Fundação Roberto Marinho. A Editora Globo, da qual o jornal Valor faz parte, vai se reportar a João Roberto.

Nóbrega continuará a integrar o conselho de administração do Grupo Globo, que, presidido por João Roberto Marinho, é composto por Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho, como vice-presidentes, e por Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto e Alberto Pecegueiro, como conselheiros.

João Roberto Marinho seguirá também no comando do conselho editorial, responsável por discutir e propor orientação e alinhamento em questões editoriais, e do comitê institucional, que tem o papel de acompanhar e propor linhas de atuação para as relações institucionais do Grupo Globo.

Na Globo, a gestão de Jorge Nóbrega foi marcada pela revisão estratégica do negócio e pela adoção de um novo modelo operacional que, com o apelido de “UmaSóGlobo”, unificou, sob a marca Globo, a TV Globo, a Globosat, a Globo.com, o Globoplay, a diretoria de gestão corporativa e a Som Livre – recentemente vendida para a Sony Music.

Sob a direção de Nóbrega, a Globo transformou-se numa empresa mediatech, com a qualidade de seus conteúdos fortemente apoiada pela tecnologia e voltada para o relacionamento direto com o consumidor.

Tendo promovido também um amplo processo de mudança cultural, Nóbrega alinhou ainda mais as práticas da empresa à pauta ESG (agenda ambiental, social e de governança corporativa), investiu em dados, estreitou o relacionamento com o mercado e as marcas por meio de novas práticas e formatos comerciais multiplataforma e ampliou as parcerias estratégicas.

Natural sucessor de Nóbrega na presidência da Globo, Paulo Marinho é diretor de Canais da Globo desde 2020 e tem sido uma liderança importante na consolidação da estratégia D2C (direct to consumer) da empresa, que agora, sob a sua direção, ganhará novo impulso.

O compromisso de continuidade e evolução estará refletido também na estrutura da empresa, que, com as oportunidades trazidas pelas movimentações, terá naturais ajustes, a serem detalhados até o fim do ano.

Carioca, Paulo Marinho é formado em administração, tem 44 anos e uma longa trajetória nos negócios do Grupo. Desde 1998, vem atuando nas diferentes empresas, tendo sido coordenador de conteúdo e marketing no Sistema Globo de Rádio, diretor dos canais infantis Gloob e Gloobinho, da VIU Hub, diretor-geral de canais e conteúdo da então Globosat e, desde 2020, é o responsável pelos canais de TV aberta e por assinatura e também pela rede de afiliadas da Globo.

Em fevereiro de 2022, Paulo vai receber de Nóbrega o comando de uma Globo que hoje reúne a TV Globo, seu canal de TV aberta; 26 canais de TV por assinatura; o Globoplay, maior plataforma brasileira de streaming; e serviços e produtos digitais, como o G1 no jornalismo, o GE.globo no esporte e o Gshow no entretenimento, entre outros.

O jornalismo líder de audiência da Globo produz mais de três mil horas de notícias todos os anos e dos seus estúdios, que integram o maior e mais moderno complexo de produção de conteúdo da América Latina, saem outras três mil horas anuais de entretenimento. No esporte, é uma das maiores detentoras de direitos de transmissão do mundo.

Dona de uma das maiores bases de dados sobre o consumidor brasileiro, com mais de 110 milhões de Globo IDs e mais de 10 bilhões de registros diários do que fazem em suas propriedades, a Globo tem aliado esse conhecimento sobre os hábitos de consumo dos brasileiros à relevância de seus conteúdos e às suas novas capacidades em tecnologia para explorar oportunidades estratégicas que vão além do ambiente de mídia e entretenimento.

Veja também

CBPM e Codeba firmam acordo visando a melhoria da logística da mineração na Bahia

Em sequência aos acordos de Cooperação Técnica (ACT) com outros órgãos e secretarias do Estado, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!