Se ela virar presidente da Casa o risco de ocorrer um novo Impeachment seria muito alto
Uma candidatura própria do PT ou junto a outros partidos da oposição não está descartada como foi publicado pelo Uol. Além do PT, o Psol segue sem firmar apoio explícito a Baleia Rossi. Uma possibilidade é que a oposição lance um candidato próprio para marcar posição no primeiro turno e, no segundo, se juntar a Baleia.
A candidatura de Baleia tem por trás o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e declarações deste em entrevista hoje ao jornal “Folha de S. Paulo” também causaram irritação dentro do partido.
Maia disse que seu bloco de sucessão na Câmara é sinal forte de união para a eleição presidencial de 2022. O PT, porém, já indicou querer lançar candidato próprio no pleito e discorda até mesmo de posicionamentos de partidos de esquerda sobre o projeto para 2022.
Segundo um integrante do PT, o nome de Gleisi Hoffmann estaria começando a ser cogitado para disputar a eleição para presidência da Câmara dos Deputados.
Após esta improvável, mas não impossível escolha, deputados do bloco formada por PT, PSB, PDT e PCdoB, estariam analisando todas as possibilidades, alguns se perguntaram até, se isso seria um risco para ocorrer um novo Impeachment no país, caso ela fosse eleitapara comandar a Câmara.
PT pode lançar candidatura própria na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados