Na última terça-feira (29), Lula se encontrou, fora da agenda, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes que de acordo com a colunista Bela Megale, do O Globo, o motivo foi para falar de suas próximas indicações para o Judiciário. O tema principal da conversa foi a sucessão de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República.
Aras deixa o posto em 26 de setembro, quando acaba seu segundo mandato. Gilmar e o ministro Alexandre de Moraes têm defendido o vice-procurador-eleitoral, Paulo Gonet, para o posto.
Outro assunto foi a indicação para a cadeira que abre no STF em outubro, com a aposentadoria da presidente da corte, Rosa Weber. Interlocutores do governo relataram que Lula e Gilmar focaram a conversa nos três nomes que estão no páreo: o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o ministro da Justiça Flávio Dino, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Lula tem sinalizado que, nas próximas semanas, fará a indicação para a PGR, posteriormente baterá o martelo sobre os dois escolhidos para o Superior Tribunal de Justiça e, depois de retornar da Assembleia-Geral da ONU, nos EUA, no fim de setembro, vai definir a cadeira do Supremo.