Entre os dias 5 e 7 de março, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) realizou a 17ª edição da Reunião de Comando, evento anual que apresenta as orientações relativas à educação e cultura, à educação física e desporto, à pesquisa, à doutrina, à administração militar, à liderança, ética e valores.
O Vice-Chefe do DECEx, General de Divisão Josias Pedrotti da Rosa, destacou a importância do encontro: “É um evento de grande magnitude e uma oportunidade única de estarmos aqui, unidos e imersos, para falarmos, exclusivamente, sobre educação, cultura e esporte, no âmbito do Exército Brasileiro”.
O Chefe do DECEx, General de Exército Richard Fernandez Nunes, apresentou, por videoconferência, as diretrizes do Departamento e reforçou os princípios e valores do Exército Brasileiro para o Sistema de Educação e Cultura.
Os participantes assistiram a palestras de professores civis e militares com o tema “Gestão Estratégica da Educação Militar: Novos Tempos, Outros Desafios”, O Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Junior, falou sobre a cultura digital e seus desafios para a comunicação institucional.
O DECEx realizou, ainda, a entrega do Prêmio Mário Travassos. O concurso cultural foi criado com o propósito de agraciar os autores dos mais destacados artigos de opinião e resenhas críticas.
Ao longo de 2023, foram produzidos 6.146 trabalhos, distribuídos nas seguintes categorias: docente oficial, docente praça, docente civil, discente oficial, discente praça, alunos dos cursos de formação e graduação de sargentos, cadete e militar do corpo permanente. Os textos premiados são publicados na Revista Mário Travassos.
O Diretor de Educação Técnica Militar, General de Divisão Paulo Alipio Branco Valença, agradeceu os participantes e encerrou o encontro. “Finalizamos a Reunião de Comando enfatizando nosso dever de aprimorar cada vez mais o emprego das tecnologias a favor do processo de ensino e exercer a liderança com ética neste mundo informacional”, concluiu.