A Prefeitura de Salvador alcançou mais um reconhecimento importante para a cidade: o Selo Caixa Gestão Sustentável, que reconhece o comprometimento da administração pública com os cidadãos. O prêmio foi entregue à capital na tarde desta quarta-feira (8) em evento realizado no Palácio Thomé de Souza, Centro, com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e de representantes da Caixa Econômica Federal.
Bruno Reis destacou os diversos esforços municipais para avançar em setores estruturantes e melhorar a qualidade de vida da população. Dentre as iniciativas, ele citou intervenções no setor de mobilidade, a exemplo do BRT, que é a maior obra projetada e executada na história da Prefeitura, além da execução de contenções de encostas e geomantas em mais de 500 áreas de risco, e da preservação do meio ambiente, com o plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
“Com muita alegria que a gente recebe este prêmio. Vamos em busca do próximo nível, e pode ter certeza que não vão faltar projetos e iniciativas para conquistar. O que conseguimos ao longo destes últimos anos é expressivo, como melhorar a oferta de educação infantil, ampliar cobertura da atenção básica na saúde, deixar de ser a capital do desemprego e outros pontos”, afirmou.
O selo Caixa Gestão Sustentável é um estímulo à promoção de boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental pelas cidades brasileiras. O diretor de serviços de governo da Caixa, Cristiano Boaventura, explicou que, para receber o reconhecimento, são analisados indicadores em quatro vetores essenciais que são ligados à governança, questões sociais, ambientais e enfrentamento dos desafios climáticos.
“Para nós é muito importante pois demonstra a qualidade da gestão da Prefeitura. São poucos os municípios que têm esse certificado. Faltam poucos pontos para Salvador alcançar o próximo nível do selo, que é o topázio, e vamos colaborar para ajudar Salvador a alcançar”, pontuou.
O superintendente executivo de Governo da Caixa, Eduardo Murta, destacou que a parceria da instituição federal com Salvador tem sido produtiva, e o selo reconhece os avanços da cidade. “Esse olhar da Caixa é também pela aproximação, tratativa diária e abertura que temos para as demandas. Quando necessário, a gente sempre tem interagido com o corpo técnico da Prefeitura para esclarecer informações e dúvidas com fontes de referência, sempre bem embasadas. Foi este olhar que a gente precisou ter e resultou no selo”, finalizou.
Estiveram presentes também os titulares das secretarias municipais da Fazenda, Giovanna Victer; Casa Civil, Luiz Carreira; Gestão (Semge), Rodrigo Alves; Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão; e Sustentabilidade e Resiliência, Ivan Euler.