O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), pleiteia junto ao prefeito Bruno Reis (DEM) a vacinação em caráter emergencial das mães lactantes no calendário da vacinação imunizante à Covid-19. O parlamentar recebeu uma carta assinada por centenas de mães solicitando seu apoio nesta demanda social. As mães lactantes já foram incluídas como público prioritário, conforme decisão da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), no Programa de Vacinação local.
“Defendo a inclusão das mães lactantes em caráter emergencial no calendário de vacinação. Elas têm meu total compromisso nesta causa. Uma medida importante não só para as mães, mas para os seus bebes”, avaliou Geraldo Júnior. O presidente do Legislativo de Salvador tem desempenhado um papel de intermediar essas demandas em prol ”da saúde, da vida das pessoas e da economia” junto aos Poderes Executivos.
Em trecho da carta as gestantes lactantes pontuam que “ as mulheres que amamentam são consideradas grupo vulnerável e já são objeto de diversas políticas públicas de proteção, havendo inclusive, recomendação para que trabalhem remotamente no período da pandemia”. Elas reivindicam o “chamamento” de todas as mulheres lactantes, com e sem comorbidades, para vacinação contra a Covid-19.