O Governo do Estado iniciou na quinta-feira (13) uma série de eventos de promoção do São João da Bahia pelas capitais do país. A primeira escolhida foi São Paulo, em evento no Espaço de Eventos Coco Bambu Anhembi, que contou com trio de forró, quadrilha junina, bolo de milho, amendoim cozido e licor.
As atrações culturais e gastronômicas contaram também com a presença do governador em exercício, Geraldo Júnior (MDB), além dos secretários de Cultura, Bruno Monteiro, de Comunicação, André Curvello, e do titular da pasta de Turismo, Maurício Bacelar.
“Esse vai ser o maior São João da história da Bahia. Não é à toa que fizemos questão de vender para o Brasil e para o mundo, dando o pontapé inicial aqui em São Paulo. Vamos fazer o mesmo que fizemos no Carnaval, investir na infraestrutura, gerando emprego e renda, movimentando a nossa economia e resgatando nossos valores regionais”, afirmou Geraldo Júnior ao jornal A Tarde. O vice-governador é o coordenador do São João 2023 na Bahia.
Durante o evento, a Setur apresentou as características dos festejos juninos baianos, com alcance nos 417 municípios do estado, além da infraestrutura de aeroportos, rodovias e hotelaria, para atender os visitantes.
Na oportunidade, foi oferecido ainda um workshop para os agentes de viagens. A proposta da ação de promoção é estimular a criação de pacotes, durante o mês de junho, para os destinos que realizam as principais festas no estado, movimentando o fluxo turístico do país neste período do ano.
Bacelar destacou que a Bahia tem uma vocação natural para a atividade turística. “Isso é devido ao patrimônio natural do estado, arquitetura, religiosidade e gastronomia. Estamos prontos para receber pessoas de todo o país e do exterior”, declarou o titular da Setur.
De acordo com o secretário Bruno Monteiro, o São João é uma festa feita pelo povo baiano, de valorização da cultura e da tradição do Nordeste como um todo.
“É importante nós estarmos nesses espaços divulgando a nossa cultura, para atrair outros públicos. Além de prestigiar a nossa cultura, os visitantes movimentam a economia do estado”, ressaltou.