quinta-feira 21 de novembro de 2024
Fotos: Divulgação/Conder
Home / ELEIÇÕES 2024 / Geraldo Júnior e Robinson Almeida são os favoritos para disputar prefeitura com apoio de Jerônimo
terça-feira 19 de setembro de 2023 às 16:21h

Geraldo Júnior e Robinson Almeida são os favoritos para disputar prefeitura com apoio de Jerônimo

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo Matheus Caldas, do portal Aratu On, o PT estaria disposto a abdicar da candidatura própria à Prefeitura de Salvador em 2024 para dar espaço de acordo com a publicação, ao vice-governador Geraldo Jr. (MDB). O emedebista, contudo, teria que cumprir metas estipuladas pelo grupo político para desbancar a concorrência interna do outro favorito à pré-candidatura, o deputado estadual Robinson Almeida (PT).

O Aratu On apurou com interlocutores do governador que Geraldo Jr. precisaria garantir à cúpula petista que teria condições de formar uma chapa competitiva de candidatos à Câmara Municipal, além de angariar recursos para o Fundo Eleitoral e formar um programa de governo consistente para a capital. Sem isto, o PT criaria resistências para pré-candidatura do vice-governador.

No momento, Geraldo e Robinson são considerados os favoritos absolutos – o que não significa que este quadro possa ser alterado até o fim de outubro, data estimada pelos aliados do governador para o martelo ser batido.

Internamente, a postura de Jerônimo é considerada de resguardo. Um dos aliados do chefe do Palácio de Ondina considera que ele “não dá pistas” sobre o processo. Por isto não haveria, no momento, condições de saber quem é o favorito a vencer a disputa interna.

Histórico

Geraldo Jr. foi presidente da Câmara de Salvador entre 2019 e 2022. Neste período, foi aliado do ex-prefeito ACM Neto (União) e do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil), favorito à reeleição. O emedebista, inclusive, foi o principal cabo eleitoral para Carlos Muniz (PSDB) assumir neste ano a chefia do Legislativo soteropolitano.

Robinson Almeida, de 58 anos, é natural de Jequié. Ele está no segundo mandato como deputado estadual. Atualmente é líder da federação PT, PC Do B e PV, na Assembleia Legislativa (AL-BA). O parlamentar também já foi chefe de Gabinete da Secretaria-geral da Presidência da República, no governo Dilma Roussef, em 2015, e também no Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2015 e 2016. Fora da política, foi presidente interino do Conselho Deliberativo do Vitória, em 2019.

Veja também

Google deve ser forçado a vender o navegador Chrome, diz o Departamento de Justiça dos EUA

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos disse na quarta-feira (20) que o Google deveria …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!