Dentre os 5.570 municípios do Brasil, a capital baiana é a quinta cidade do país com eleição mais concorrida para o cargo de vereador. A primeira cidade da lista é Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
São 501.799 candidatos aptos no país a disputar o pleito às eleições majoritárias. E em Nova Iguaçu são 40,7 candidatos para cada cadeira de vereador. Já em Salvador são 35,4 candidatos por vaga. As câmaras municipais menos disputadas são em Curral Novo do Piauí(PI), com 9 candidatos para dez vagas, e Viçosa (RN), com o mesmo número.
“Os debates e decisões que marcam o cotidiano de Salvador passam atualmente pelo Poder Legislativo local. A nossa gestão, junto com nossos pares, sempre teve como foco resgatar o protagonismo desta Casa Legislativa. Questões como mobilidade urbana; combate ao novo coronavírus; Estatuto da Igualdade Racial; e outros temas relevantes, têm pautado a agenda do Legislativo Municipal. Isso chama a atenção de diversos cidadãos que querem participar desse momento de resgate histórico da importância dessa Casa, concorrendo a uma vaga para vereador”, disse o presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Junior.
Aumento de 36%
Nas eleições de 2016, foram 984 candidatos a vereador em Salvador. Em 2O20 são 1.521 candidatos. O incremento do número de postulantes a uma cadeira na Casa Legislativa da capital da Bahia entre 2016 e 2020 é de 36,3%.
Geraldo Júnior afirma também que há hoje um maior conhecimento do cidadão acerca da função de um parlamentar municipal dentro do tabuleiro das atribuições dos diversos Poderes Públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário), em níveis federal, estaduais e municipais.