quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Arquivo
Home / DESTAQUE / Geraldo Jr. deve ir para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
quarta-feira 22 de março de 2023 às 11:19h

Geraldo Jr. deve ir para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo informações de Fernando Duarte, do portal Bahia Notícias, o governo Jerônimo Rodrigues (PT) já tem uma projeção de onde alocar o vice-governador Geraldo Jr. (MDB), dando a ele status de secretário ao tempo em que não o mantém como uma função decorativa na administração. Fontes de Duarte indicam que o governador avalia recriar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) para alocar Geraldo Jr., sem demandar qualquer mudança nos espaços dos demais integrantes.

O Codes foi um órgão que funcionou ainda na primeira administração do então governador Rui Costa com o formato de uma “secretaria extraordinária” e permitiu que o então ex-ministro Jaques Wagner fosse alocado em um posto político. Antes, o Codes tinha caráter consultivo. Wagner, que criou o órgão, tinha deixado o governo da Bahia em 2015 e migrou para a Esplanada dos Ministérios de Dilma Rousseff. Após o impeachment, o ex-governador cumpriu uma quarentena obrigatória antes de assumir o Codes.

No mesmo formato do “conselhão” da então gestão Dilma, o Codes tinha como escopo o assessoramento ao governador para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Wagner ficou no órgão baiano até migrar para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), onde permaneceu até o período de desincompatibilização para concorrer ao Senado, onde exerce o mandato atualmente.

Destino de Geraldo Jr.

Caso confirmada a recriação do Codes e a nomeação de Geraldo Jr. como coordenador, a expectativa do governo segundo Fernando Duarte, do Bahia Notícias, é permitir que o vice participe dos debates da administração estadual ainda que não ocupe uma secretaria ordinária – ou mesmo controle um órgão com status de secretaria, mas já sob a batuta de uma legenda.

Jerônimo tem tentado manter Geraldo Jr. em evidência, apresentando-o como coordenador de eventos como o Carnaval de 2023 e o São João. Todavia, há, nos bastidores, a leitura de que o destino do ex-vereador de Salvador era uma equação difícil de ser resolvida pelo governador.

No Codes, Geraldo Jr. ainda faria a interlocução com setores empresariais, algo que ele tenta fazer desde a indicação para compor a chapa com o petista. As próprias declarações recentes do vice, defendendo ocupações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), também sugerem que ele tem buscado um diálogo com movimentos sociais, algo caro à história de Geraldo Jr. O “conselhão” baiano então juntaria duas pontas e permitiria que Geraldo Jr. tivesse espaços dentro da gestão estadual.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!