O escritor e bancário Geraldo Galindo foi eleito nesta última quarta-feira (15) o novo presidente do PCdoB da Bahia. Galindo vai suceder o presidente Davidson Magalhães, de quem é vice atualmente. Para a nova gestão, a cientista política Daniele Costa, que também é secretária nacional de Mulheres, foi eleita para a vice-presidência.
A decisão foi tomada pelos 387 delegados e delegadas de todo estado, que escolheram os 120 nomes que vão compor a nova Executiva estadual no biênio 2024-2026. O partido também elegeu 50% de mulheres para a direção, conforme sua bandeira de equidade de gênero.
Após o anúncio do resultado, Galindo agradeceu à militância pelos votos recebidos. “Quero agradecer a todos e todas militantes do PCdoB, que durante os dias de ontem e de hoje demonstraram solidariedade comigo, apoio, carinho com a minha indicação, e dizer também que estou comprometido em liderar com integridade, transparência e dedicação”, afirmou.
Ele também destacou a necessidade de ter uma direção com ampla quantidade de quadros que sejam rigorosos no zelo da unidade partidária e no respeito ao centralismo democrático. E afirmou que é preciso pensar numa transição para que, mais adiante, o PCdoB na Bahia tenha uma dirigente para ser a presidente da legenda. ”Porque já passou da hora da gente ter uma presidenta mulher aqui na direção do PCdoB”, disse Galindo.
O evento também homenageou Péricles Souza, presidente de honra e referência histórica na construção do PCdoB na Bahia.