Nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), mostra o presidente Lula da Silva (PT) hoje como favorito para a disputa presidencial de 2026, como antecipou a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo. Ele aparece com o maior índice de intenções de voto nos cenários testados e venceria os rivais do campo da direita no segundo turno.
Nos quatro cenários de primeiro turno testados para presidente — não incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível—, Lula lidera. As intenções de voto do petista variam entre 28% e 33%, a depender da composição da disputa.
A pesquisa ouviu 4,5 mil eleitores entre 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, com 95% de confiança. O levantamento é o mesmo que mostrou a desaprovação ao governo Lula superar numericamente o apoio pela primeira vez, divulgada na semana passada.
Em um dos cenários com maior número de candidatos, o presidente marca 30%. Em seguida, aparecem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%, o cantor Gusttavo Lima, que indicou intenção de disputar o Planalto e ainda não tem um partido, com 12%, e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), com 11%. Veterano em eleições presidenciais, Ciro Gomes (PDT) marca 9% dos votos e fica à frente dos governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), que somam cada um 3%. Intenções de voto em branco e nulo são 14% e outros 5% se declaram indecisos.
No quadro eleitoral que substitui Tarcísio pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), Lula alcança 28% dos votos. Gusttavo Lima e Marçal marcam 12% cada um e o filho de Bolsonaro soma 11%. Já Ciro vai a 10%, enquanto Zema soma 5% e Ciado se mantém com 3%. Intenções de voto em branco e nulo seguem em 14% e outros 5% se declaram indecisos.
Em outra composição testada, sem Eduardo e Tarcísio, há pouca alteração: Lula soma 32%, contra 14% de Marçal, 13% de Gusttavo Lima e 12% de Ciro. Zema aparece com 5% e Caiado com outros 3%.
Por fim, em um cenário também sem Marçal, Gusttavo Lima vai a 18%, contra 33% de Lula. Já Ciro marca 13%. Zema e Caiado aparecem em seguida, com 8% e 4%, respectivamente. Intenções de voto em branco e nulo vão a 19% e outros 5% se declaram indecisos.
A pesquisa questionou ainda os participantes de forma espontânea, quando não são apresentadas as opções de candidatos. Neste cenário, 78% dos entrevistados se disseram indecisos. Outros 9% citaram Lula, assim como mais 9% indicaram voto no ex-presidente Jair Bolsonaro, que não pode disputar o pleito. O cantor Gusttavo Lima foi citado por 1% e outros 1% indicaram outros nomes, enquanto 2% afirmaram que vão votar em branco, nulo, ou que não pretendem participar do pleito.
Gusttavo Lima vai melhor no 2º turno
Na disputa de segundo turno, o cantor Gusttavo Lima é o pré-candidato com melhor desempenho contra Lula. O petista aparece à frente do sertanejo, com 41% das intenções de voto a 35%, mas a desvantagem de Lima é menor, se comparada à de outros nomes da direita testados.
Gusttavo Lima anunciou, no início do ano, que pretende se candidatar à Presidência. A notícia causou surpresa no meio político e no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cantor passou a ser cortejado pelos partidos, entre eles o União Brasil. Bolsonaro fez chegar ao sertanejo um aviso de que as portas do PL seguem abertas à sua filiação, desde que tope ser candidato ao Senado em 2026
A Genial/Quaest testou seis cenários de embates de nomes da direita contra Lula em um segundo turno. Lula também venceria Tarcísio, Marçal e Eduardo Bolsonaro. Os três aparecem com 34% dos votos cada na simulação de confronto com o atual presidente. O que muda nos cenários é o percentual de votos do petista, que teria 44% contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e o influenciador digital e somaria 43% em uma possível disputa com o atual governador de São Paulo.
Já Zema e Caiado somam os menores percentuais. Eles teriam, respectivamente, 28% e 26% das intenções de voto, contra 45% de Lula. As intenções de voto em branco e nulo também são maiores nos cenários com os dois governadores: 23% e 25%, respectivamente.
Rejeição
A Genial/Quaest também divulgou o índice de rejeição e potencial de voto de algumas lideranças políticas. Na pesquisa, 47% afirmaram conhecer Lula e disseram que votariam no presidente, o maior percentual entre os nomes testados, enquanto 49% disseram conhecer o petista, mas que não votariam nele. Outros 4% responderam desconhecer o atual chefe do Executivo.
Já Bolsonaro é conhecido e teria voto de 41% dos entrevistados. A rejeição ao ex-presidente soma 53%, enquanto 6% indicaram desconhecer Bolsonaro.
As demais autoridades atingiram índices abaixo de 30% na taxa de conhecimento e intenção de voto. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, marcou numericamente o maior índice de rejeição (55%), seguido por Eduardo Bolsonaro (56%).
Já Caiado e Zema são os mais desconhecidos pelo eleitorado. Indicaram não saber quem são os governadores 68% e 62% dos ouvidos, respectivamente. Já Gusttavo Lima, apesar de ser mais conhecido, tem índice maior de rejeição — 50% conhecem o cantor e não votariam nele, contra 29% que votariam. O patamar é semelhante ao da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.