O general Joaquim Silva e Luna tomou posse nesta segunda-feira (19) como novo presidente da Petrobras. A cerimônia foi transmitida pela internet. Quatro funcionários de carreira da estatal também assumiram cargos de diretores executivos, conforme antecipou o jornal O Globo.
Silva e Luna e os quatro funcionários da estatal tiveram seus nomes aprovados na última sexta-feira durante reunião do Conselho de Administração da empresa. No encontro, um dos membros eleitos na assembleia de acionistas pediu renúncia ao cargo de conselheiro.
A cerimônia contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Rodolfo Saboia, além do presidente do Conselho de Administração da estatal, Eduardo Bacellar.
– Serei breve. Entendo que quem chega deve chegar ouvindo mais e falando menos. Então vou começar pela conclusão, agradecendo. Agradeço ao presidente Bolsonaro que me indicou para o cargo de presidente. Confesso que me sinto honrado pela confiança e impactado pela responsabilidade. Entendo que essa sensação me mantém num ponto de equilíbrio entre a ousadia e a prudência – disse Silva e Luna.