O general Paulo Chagas, militar da reserva que foi candidato em 2018 ao Governo do Distrito Federal, enviou a grupos de amigos por whatsapp neste domingo (21) uma carta-manifesto titulada “Renovar é preciso!”.
O conteúdo já foi interpretado, por muitos que o conhecem de perto, como indicativo de que pode ser candidato a presidente da República ano que vem.
Segundo a coluna Esplanada, Paulo Chagas está sem partido. Ele era filiado ao PRP, que se fundiu ao Patriota ano passado, mas antes da fusão ele pediu desfiliação.
Aliado de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro, Chagas passou a ser um crítico dele e do Governo ano passado.
Leia abaixo o manifesto do general:
“RENOVAR É PRECISO!
Caros amigos
Vivemos um momento angustiante. As apreensões da pandemia agravaram a instabilidade reinante, fazendo ressaltar as mazelas que impedem o progresso nacional. A vacinação em massa, neste momento, é o impositivo mais urgente para a retomada da normalidade.
O clima social poluiu-se de um noticiário sinistro que emana de polos extremados de opiniões em luta pelo poder, inoculando o medo e acentuando a desunião, fazendo proliferar a desordem, generalizar-se a descrença e esvair-se a esperança.
O Brasil está sem rumo. Os centros de decisão dos três poderes da República estão desafinados do diapasão da harmonia e do ideal do bem-comum.
Precisamos sonhar novamente, avançar com fé, acreditar no futuro, progredir e retomar o nosso destino natural, hoje desviado do plano do Criador pela perversa pregação de falsos profetas.
Precisamos retomar o humor do “homem cordial”, a alegria espontânea e irreverente, livre da hipocrisia do “politicamente correto”.
A Op. Lava-Jato foi um marco histórico e um mecanismo educativo que merece ser perenizado. Se todos são iguais perante a lei, não pode haver espaço para privilégios, corrupção e impunidade. A injustiça está na gênese da desarmonia social.
A grande massa, sem estímulo à educação de base, navega ao sabor da ignorância. É preciso remover os paradigmas que perturbam o sistema educacional, aproveitar os talentos, incrementar a inovação e levar a ciência ao estado da arte.
O Brasil precisa de um honesto mutirão legislativo que viabilize as reformas necessárias à segurança jurídica, ao equilíbrio das atribuições dos três poderes e à remoção dos mecanismos que entravam a economia.
O Setor Público, como o maior responsável pelo “custo Brasil”, deve ser racionalizado de cima a baixo, com o enfrentamento implacável da cultura do patrimonialismo.
Precisamos de segurança energética e de segurança hídrica. A logística nacional continua incipiente, por falta de investimento. O setor mineral permanece relegado, apesar do imenso potencial que tem para gerar riqueza. O Plano Nacional de Saneamento deve sair do papel, para resgatar a Saúde Pública.
A Bacia Amazônica amarga o subdesenvolvimento, por não contar com um mercado interno capaz de integrá-la à realidade geopolítica, econômica e social do restante do País.
Precisamos de um planejamento estratégico que dê soluções aos grandes problemas e de uma agenda indutora do desenvolvimento nacional.
Os brasileiros que aspiram por uma vida melhor precisam deixar o conforto do berço esplêndido e despertar para a necessidade de renovação das lideranças.
Lideranças legítimas são comprometidas com os valores tradicionais e com o ideário do bem-comum, e não com pessoas ou interesses pessoais e corporativos. O discurso eleitoral tem de ser honrado e cumprido durante o mandato político.
Portanto, meus amigos, já é hora de construir uma terceira via.
RENOVAR É PRECISO!
Gen Paulo Chagas”