O general Augusto Heleno proferiu palavrões durante seu depoimento na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de janeiro, após a relatora Eliziane Gama dizer que ele “mudou de ideia” sobre a lisura da eleição presidencial de 2022.
Heleno foi convocado como testemunha pela CPI que apura a invasão à sede dos três poderes no início deste ano. Após negar qualquer participação nos ataques e chamar de “fantasia” a reunião relatada por Mauro Cid onde teria sido discutido um golpe, ele foi questionado se acreditava que houve fraude nas eleições de 2022.
“Já tem o resultado das eleições. Já tem um novo presidente da República. Não posso dizer que [as eleições] foram fraudadas. Foram examinadas…”, respondeu Heleno. Depois da fala do general, Eliziane afirmou: “Certo. O senhor mudou de ideia, né?”. E encerrou suas perguntas.
Então, Heleno se exaltou. “Ela fala as coisas que ela acha que tá na minha cabeça. Porra é para ficar puto. Puta que pariu [..] Vai se fuder pô”, esbravejou o general, direcionando-se ao advogado que o acompanhava. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) cobrou respeito à relatora. Na sequência, a reunião prosseguiu.